A instituição conta com amplo espaço físico, profissionais especializados e em constante aperfeiçoamento, equipamentos modernos e adequados às demandas. Dessa forma, volta seu olhar à saúde financeira e, ao mesmo tempo, ao atendimento humanizado e acolhedor a todos que procuram os serviços prestados.
Afinal, as pessoas são nossa prioridade. Para que esse objetivo seja alcançado, é preciso fortalecer vínculos, motivo da existência e de inúmeras conquistas desta instituição que há décadas atua comprometida e a serviço da comunidade.
Por isso, em 2022, depois de nove anos atuando como membro da diretoria da entidade, desejo sim, junto com minha equipe, dar à sociedade tudo o que ela merece, carinho, saúde e acolhimento. Com certeza os funcionários e colaboradores querem te receber como membro da família Hospital Fátima. Estaremos trabalhando para despertar nas pessoas, o afeto e o respeito a esse lugar de essencial importância para o município de Flores da Cunha e região
NOSSA PRIORIDADE SÃO AS PESSOAS
Grande é a responsabilidade de estar à frente do Hospital Fátima num cenário pós-pandêmico. Inúmeros são os desafios que necessitam ser constantemente superados, mas é gratificante servir às pessoas. Dar o melhor, acolher e construir elos. Doar-se e trabalhar em prol da credibilidade e da confiança depositadas numa instituição referência regional em saúde.
O Hospital é uma empresa que cumpre tarefas diárias como qualquer pessoa jurídica. Por isso, uma das principais diretrizes da caminhada dessa nova gestão é “Novos Negócios”. O planejamento estratégico foi todo revisto e moldado para o panorama atual. Foi projetado, pode-se dizer com a maior segurança, para dar continuidade às iniciativas das gestões anteriores e incrementar novas ações. Para dar à sociedade o aperfeiçoamento da qualidade, do bom atendimento e do sentimento de bem-estar que o Hospital se propõe a oferecer.
Bertinho Piccoli
Presidente do Hospital Fátima
A instituição conta com amplo espaço físico, profissionais especializados e em constante aperfeiçoamento, equipamentos modernos e adequados às demandas. Dessa forma, volta seu olhar à saúde financeira e, ao mesmo tempo, ao atendimento humanizado e acolhedor a todos que procuram os serviços prestados.
Afinal, as pessoas são nossa prioridade. Para que esse objetivo seja alcançado, é preciso fortalecer vínculos, motivo da existência e de inúmeras conquistas desta instituição que há décadas atua comprometida e a serviço da comunidade.
Por isso, em 2022, depois de nove anos atuando como membro da diretoria da entidade, desejo sim, junto com minha equipe, dar à sociedade tudo o que ela merece, carinho, saúde e acolhimento. Com certeza os funcionários e colaboradores querem te receber como membro da família Hospital Fátima. Estaremos trabalhando para despertar nas pessoas, o afeto e o respeito a esse lugar de essencial importância para o município de Flores da Cunha e região
A instituição conta com amplo espaço físico, profissionais especializados e em constante aperfeiçoamento, equipamentos modernos e adequados às demandas. Dessa forma, volta seu olhar à saúde financeira e, ao mesmo tempo, ao atendimento humanizado e acolhedor a todos que procuram os serviços prestados.
Afinal, as pessoas são nossa prioridade. Para que esse objetivo seja alcançado, é preciso fortalecer vínculos, motivo da existência e de inúmeras conquistas desta instituição que há décadas atua comprometida e a serviço da comunidade.
Por isso, em 2022, depois de nove anos atuando como membro da diretoria da entidade, desejo sim, junto com minha equipe, dar à sociedade tudo o que ela merece, carinho, saúde e acolhimento. Com certeza os funcionários e colaboradores querem te receber como membro da família Hospital Fátima. Estaremos trabalhando para despertar nas pessoas, o afeto e o respeito a esse lugar de essencial importância para o município de Flores da Cunha e região
DIRETORIA EXECUTIVA GESTÃO 2022/2025
Presidente: Bertinho Piccoli
Vice-presidente: Daniel Sozo
1ª tesoureira: Ana Celeste Fante Sogari
2ª tesoureira: Luiza Fante
1ª secretária: Jalusa Marini
2ª secretária: Juliana Muraro Rigo
Conselho Fiscal - Titulares
Paulo Roberto Finger, Jackson Antoniazzi e Larissa Muraro Peruzzo
Conselho Fiscal - Suplentes
Eduarda Marini, Ismael Bulla
e Rosmari Muraro Piccoli
GESTÃO HOSPITALAR
Dir. Geral: Andreia Francescato Vignatti
Dir. Técnico: Dr. Ezequiel Toscan
Dir. Clínico: Dr. Maurício Frare Paloschi
Coord. Centro Cirúrgico: Dr. Adelir Bolzzoni
Resp. Técnico CDI: Dr. Ricardo A. Lampert
Coord. Médico Pronto Socorro: Dr. Tiago Moschen
NOSSAS
AÇÕES
Vivemos um momento em que o mundo enfrenta as adversidades econômicas advindas da pandemia da Covid-19, a qual causou danos severos nos sistemas de saúde. Isso resultou numa
escassez de suprimentos, medicamentos e equipamentos médicos, além do contágio dos profissionais que atuam na área da saúde. O Hospital Fátima também sofreu com toda essa situação. Mas, caminhando unidos, estamos enfrentando os desafios para sairmos mais fortalecidos.
Andreia Francescato Vignatti
Diretora Geral
NOSSOS
DESAFIOS
Todos sabemos que a vida é cíclica. Isso ocorre com pessoas e instituições. Num cenário pré-pandemia o Hospital Fátima estava em crescimento no número de atendimentos e com
resultados positivos, buscando o
equilíbrio entre receitas e despesas. Com recursos oriundos de projetos, foram realizados investimentos em tecnologia e reformas físicas.
Porém, chegou à pandemia da Covid-19 e todos os
esforços se voltaram para a assistência ao paciente, desfocando da gestão os processos na busca pelo
Focados no princípio que nossa instituição deve gerar superávit, buscamos junto à comunidade, ao Poder Público e aos profissionais, moldar o nosso Planejamento
Estratégico 2022-2026 com ações constantes para manter nosso Hospital forte e sustentável. “São planos que buscam novos negócios e a formação de parcerias
ainda mais fortes e alinhadas aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, aos clubes de serviços e aos Planos de Saúde.”
Cientes que o futuro do Hospital Fátima precisa ser planejado, nossas ações de crescimento e expansão
estão sempre vinculadas ao nosso Plano Diretor, o qual nos orienta para um crescimento organizado. A Acreditação Hospitalar, conquistada em 2020 e
recertificada em 2022, nos coloca em um cenário de
qualidade e segurança no atendimento ao paciente.
Atualmente, o Hospital se destaca no cenário regional
por sua estrutura física, humana e tecnológica.
Juntos, estamos projetando um Hospital do Futuro,
e sabemos que, andando lado a lado com a comunidade, daremos continuidade ao lindo sonho construído por nossos antepassados.
resultado financeiro. Inúmeros investimentos foram realizados para o atendimento da Covid-19 e isso acarretou num aumento exponencial dos custos. A preocupação de todos os profissionais em proteger a todos, inclusive seus familiares, tornou este cenário psicologicamente preocupante. Tivemos muita ajuda da comunidade e dos poderes públicos para equiparmos nosso hospital para dar suporte à vida. Isto nos deixou um legado importantíssimo. Hoje, pós-pandemia, podemos dizer que estamos retornando nossos atendimentos de forma gradual. Ainda não atingimos os números pré-pandemia, mas estamos
trabalhando muito para chegarmos ao ponto de equilíbrio financeiro da instituição. Com a ajuda de muitas pessoas, funcionários, corpo clínico, diretoria, prefeitos, secretários, população de Flores da Cunha e Nova Pádua, fizemos um novo Planejamento Estratégico, onde surgiram muitos projetos com a possibilidade de novos negócios, que nos ajudarão a buscar esta sustentabilidade financeira. Assim, poderemos dar continuidade a esta instituição com segurança e longevidade, sempre buscando a qualidade e excelência.
FUNDAMENTOS ESTRATÉGICOS
Oferecer a comunidade serviços
médico-hospitalares qualificados,
prestando uma assistência a saúde
com segurança e resolutividade,
através de estrutura adequada,
profissionais capacitados e
responsabilidade social.
Ser reconhecido regionalmente
como um Hospital moderno,
humanitário e seguro, que se
destaca pelo seu acolhimento e pelo
cuidado na assistência ao paciente.
Assistência à saúde
através de serviços
médico-hospitalares
A CADA DIA, MAIS COMPROMISSO
COM A SAÚDE DA COMUNIDADE
O pioneirismo das famílias fundadoras deu origem ao Hospital Nossa Senhora de Fátima em 1956. Essa história tem como pilares o apoio comunitário, o respeito, o atendimento qualificado e a busca constante por melhorias.
Hoje, por meio de uma sólida gestão empreendedora, fundamentada pelo Planejamento Estratégico, a instituição configura como referência em atendimento hospitalar na Região. Sua trajetória e a de seus fundadores pode ser vista no livro ‘Hospital Fátima – Uma história de muitas vidas’, lançado em julho de 2023.
Linha do Tempo
NOSSA ESTRUTURA
ALA SUS - MELHORIAS CONSTANTES
Desde a sua fundação, o Hospital Fátima tem como uma de suas diretrizes proporcionar humanização e atendimento de excelência para seus pacientes. É por isso, que as melhorias na sua estrutura física são constantes. Após a reforma dos quartos, com implantação de novas portas, troca de piso, colocação de gesso e instalação de ar-condicionado, a Ala SUS também foi reestruturada, seguindo a padronização dos demais quartos da instituição. O setor recebeu reforma nos 11 quartos, com troca de piso e pintura, além da instalação de ar condicionado e camas elétricas, as quais proporcionam mais qualidade, conforto e segurança aos pacientes.
O Hospital Fátima disponibiliza 60% do atendimento para o SUS.
NOSSA ASSISTÊNCIA
PRONTO-SOCORRO 24H
Aqui é realizado o acolhimento inicial. A porta de entrada do Hospital Fátima realiza os atendimentos de urgência/emergência, recepção do paciente, triagem, definição da classificação de risco, avaliação com médico plantonista, encaminhamento para exames ou especialistas. O Pronto-Socorro possui sala de observação, sala de estabilização com leito Semi UTI, entrada de ambulâncias e salas de procedimentos.
Todo paciente que chega ao Pronto-Socorro é acolhido pela enfermeira que realiza a classificação de risco para priorizar e agilizar o atendimento da melhor forma.
Essa classificação, chamada de triagem, garante um atendimento correto para todos os pacientes. Por isso, se uma pessoa chegou depois de você e foi atendida antes é porque os profissionais de saúde realizaram a classificação de risco e entenderam a prioridade no atendimento.
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
CENTRO CIRÚRGICO
A tecnologia de ponta, as constantes melhorias e a equipe de profissionais altamente qualificada fazem do Centro Cirúrgico um local único dentro do Hospital Fátima.
O espaço conta com três salas cirúrgicas que permitem realizar procedimentos de média e alta complexidade com segurança e precisão. Compreende ainda sala de expurgo, sala de recuperação pós-anestésica com nove leitos, posto de enfermagem, sala de armazenamento de materiais esterilizados, sala para autoclave, sala para o CME e sala de apoio. Sua equipe é formada por multiprofissionais, composta por cirurgião, anestesista e equipe de enfermagem (enfermeiro, instrumentador, circulante).
CENTRO DE DIAGNÓSTICO
POR IMAGEM DIGITAL - CDI
Ampla estrutura com equipamentos modernos, conectados a uma tecnologia ímpar e executados por profissionais capacitados garantem ao Centro de Diagnóstico por Imagem ser um grande pilar do Hospital Fátima.
O CDI trabalha com imagens digitalizadas garantindo ao médico as melhores ferramentas para o diagnóstico, bem como as condições ideais para armazenamento das mesmas e consultas hospitalares. Agilidade e precisão no resultado dos exames são características do CDI.
CENTRO OBSTÉTRICO
O Centro Obstétrico do Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima é um serviço destinado ao atendimento de gestantes em trabalho de parto. O setor funciona 24 horas para procedimentos de urgência e emergência, dispondo de uma sala de recepção e exames às gestantes, uma sala equipada para partos normais e uma sala cirúrgica para cesarianas.
O Hospital conta também com um berçário para recepcioná-los.
SETOR DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
O Setor de Nutrição e Dietética
(SND) possui uma estrutura
moderna e equipada, que atende
a todas as normas da VigilânciaSanitária.
Responsável pela produção e distribuição das refeições hospitalares, o setor planeja e respeita as prescrições de cada paciente, a qualidade e a segurança alimentar, permitindo que sejam elaboradas refeições mais agradáveis.
SERVIÇOS DE APOIO
A Lavanderia é responsável
pelo processamento de roupas e
sua distribuição em perfeitas condições
de higiene e conservação
para os pacientes. O espaço conta
com duas lavadoras extratoras,
duas secadoras, uma calandra e
uma balança.
A Central de Resíduos acondiciona
de forma adequada e conforme
as normas da Vigilância
Sanitária todo o lixo do hospital,
seja ele orgânico, perfuro-cortante,
químicos, seletivo ou contaminado.
A Higienização é o setor responsável
por promover a limpeza
de todas as áreas do Hospital. Além
disso, contribui diretamente no controle
de infecção hospitalar.
A Manutenção é o setor responsável
por realizar as manutenções
periódicas nos equipamentos
da instituição, assim como na sua
infraestrutura.
LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
O Laboratório Vitaclin está localizado no primeiro andar do Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima, sendo modelo em confiança e qualidade. Possui uma estrutura moderna que prima pela segurança e precisão nos resultados dos exames.
Possui Certificado de Acreditação DICQ, uma certificação que comprova a qualidade dos serviços prestados e o compromisso com a agilidade no processo dos exames.
O Laboratório Vitaclin está presente em Flores da Cunha, Antônio Prado e Nova Roma do Sul.
ESTRUTURAS E APOIO
AUDITÓRIO
Para somar com a capacitação de seus profissionais, o Hospital Fátima conta com um auditório para realização de reuniões, encontros e treinamentos. O espaço conta com 25 lugares e também é disponibilizado para uso dos parceiros da instituição.
ESPAÇO INFANTIL
Visando o conforto e o bem-estar das crianças que estão
internadas, o Hospital disponibiliza um espaço infantil com
jogos, leituras e brincadeiras. O espaço está localizado ao
lado do Centro Obstétrico.
SALA DE SAÚDE MENTAL
Espaço único e diferenciado que qualifica o atendimento no programa de saúde mental. Nele, um profissional da área da psicologia atende aos pacientes internados. A sala conta com área para reuniões, atividades pedagógicas, biblioteca e videoteca.
HISTÓRIA ETERNIZADA
O Hospital Fátima tem uma história de perseverança e doação comunitária. Seus 66 anos de fundação mostram um legado construído pelas mãos de muitas pessoas que buscavam por melhores condições de vida para a população Florense. Foi graças a iniciativa pioneira de um grupo de pessoas que a instituição surgiu e ao longo dos anos, por meio de suas diretorias, se tornou uma referência regional em saúde.
Essa trajetória está contada no livro ‘Hospital Fátima – Uma História de Muitas Vidas’, lançado em julho durante comemoração dos 66 anos da instituição. Em 360 páginas, com inúmeras fotografias e depoimentos, está eternizada a história da instituição, bem como a biografia de cada um dos sócios-fundadores. Junto com o livro, as famílias dos fundadores receberam um memorial genealógico.
NOSSA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Um dos compromissos do Hospital Fátima é a sua responsabilidade socioambiental, no trabalho em conjunto pela transformação positiva na sociedade. Com base nisso, a instituição atua em diversas frentes para promover o bem-estar social e gerar economia ambiental. Desde maio de 2021, a instituição integra o projeto de eficiência energética, do Programa CPFL e RGE nos Hospitais, e que viabilizou a instalação de 171 placas solares no telhado da instituição. O resultado, além dos ganhos ambientais, foi uma economia de 20% na conta de luz. A ação beneficiou a substituição de lâmpadas
comuns por unidades com tecnologia LED em todas as dependências internas.
Aliado as placas solares, o Hospital Fátima mantém diversas ações de incentivo ao cuidado com o meio ambiente, como o controle do consumo de água e de energia. A instituição trabalha para a redução do dispêndio de água com a conscientização junto aos seus funcionários.
Já o bom gerenciamento energético é feito por meio do dimensionamento de cargas que os equipamentos consomem através de um mapeamento para mensurar a quantidade de energia gasta. Dessa forma, há um controle de energia e se reduz o índice de desperdício.
CERTIFICAÇÃO
O Hospital conquistou a certificação “ Acreditado Plano” pela ONA (Organização Nacional de Acreditação). Esta certificação é um testemunho do compromisso continuo do hospital com a excelência em cuidados de saúde, qualidade e segurança dos pacientes.
O Nível 2 – Acreditado Pleno é conferido as organizações de saúde que atendem aos requisitos essenciais de segurança e que também demonstram uma gestão integrada e bem estruturada.
Este nível alcançado pelo Hospital Fátima valida os esforços e investimentos contínuos em melhorias e treinamentos e reforça a confiança dos pacientes e da comunidade na qualidade dos serviços prestados pela instituição.
Com uma validade de dois anos e com visitas de manutenção a cada 8 meses, esta certificação incentiva a equipe a continuar focada nas melhorias continuas e na excelência em cuidados de saúde.
UNINDO TECNOLOGIA
ÀS PESSOAS
Por meio de treinamento contínuo, uma equipe técnica e assistencial especializada aplica protocolos de ponta, o que garante segurança e precisão em cada atendimento. A implantação do prontuário eletrônico, em maio de 2020, conecta toda a movimentação do paciente dentro da instituição. O moderno sistema de gerenciamento Philips Tasy é um software completo em gestão hospitalar que disponibiliza soluções e segurança à instituição e aos pacientes. O seu sistema auxilia no gerenciamento dos processos de entrada no hospital, assim como nas funções de suporte. Ele contribui para que os prestadores de serviços e operadoras de planos de saúde tenham maior integração e simplificação de processos, permitindo um controle efetivo de todos os fluxos de trabalho clínico e administrativo.
O processo completo de rastreabilidade de medicamentos é outra tecnologia oferecida. Com ela é possível identificar e controlar todos os passos até a administração do tratamento ao paciente. Além disso, a checagem eletrônica dos medicamentos, por meio da tecnologia móvel, otimiza o processo e garante maior segurança e bem-estar para todos.
E a tecnologia não para por aqui. Por meio de um QR Code, o paciente participa de uma pesquisa de satisfação. Um questionário é aplicado aos usuários para definir o valor do cuidado prestado. O resultado contribui para mensurar a satisfação e elaborar estratégias de melhorias da instituição.
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Como visto, os projetos de implantação tecnológica foram intenso nos últimos anos e garantiram a evolução dos protocolos de segurança digital. Com isso, o Hospital Fátima também está adequado à Lei
Geral de Proteção de Dados (LGPD), com sistemas e processos de gestão que atendem as normas e dispositivos da nova legislação. A cada dia, a instituição aperfeiçoa os requisitos da lei, que garantem mais privacidade e proteção de dados sensíveis de pacientes, funcionários e corpo clínico.
SITE E REDES SOCIAIS
No campo da comunicação, o Hospital Fátima adota canais online e offline para informar e gerar maior envolvimento com a comunidade e região. Programas de saúde, site, redes sociais e informativos mantém a instituição em permanente contato com a comunidade. Em seu site é possível conferir a estrutura, os serviços oferecidos e, especialmente, o ‘Portal da Transparência’, espaço que mostra as prestações de contas da instituição e os recursos federai, estaduais e municipais recebidos. O acesso é pelo www.hfatima.com.br. Nas redes sociais é o @hfatimafc.
VALORIZAÇÃO E FORMAÇÃO
As pessoas são a base do Hospital Fátima. Por isso, a instituição investe constantemente na valorização de seus colaboradores, através de ações de treinamento, acolhimento e reconhecimento.
Durante o ano, diversas iniciativas são implementadas para que os colaboradores se sintam cada vez mais acolhidos, com atividades em dias comemorativos, momento de saúde, reiki, ginástica laboral, treinamentos, educação continuada, entre outros.
A formação dos líderes é outra meta instituída com a realização
constante de atividades de capacitação e treinamentos para os gestores. Com isso, o Hospital Fátima qualifica seus profissionais para que todos possam crescer juntos.
EXPERIÊNCIA DO PACIENTE
Aplicando pesquisas e metodologias de experiência, a instituição tem realizado modelos de atendimento que contemplam o respeito às preferências, necessidades e valores dos pacientes. Isso gera resultados positivos e satisfatórios tanto para a instituição quanto para o paciente.
PARCERIAS
A soma de diversas mãos fez com que o Hospital Fátima ao longo de sua história atingisse inúmeras conquistas. Importantes parcerias públicas e privadas, seja com poder público, parlamentares, entidades e comunidade, constroem uma base segura, que garante equilíbrio financeiro e o custeio da instituição. No dia a dia, a doação das pessoas da comunidade, de empresas e de entidades é marcante e mostra a importância que o Hospital Fátima tem na região onde está inserido.
POLÍTICA DE COMPLIANCE
“CONSISTE NO DEVER DE ESTAR DE ACORDO E EM CONFORMIDADE COM AS REGRAS, ATOS, NORMAS E LEIS RELACIONADAS AO SEU NEGÓCIO, SEJAM ELAS TRABALHISTAS, TRIBUTÁRIAS, FISCAIS, REGULAMENTARES, ENTRE OUTRAS”
Como forma de estabelecer uma boa gestão, a direção do Hospital Fátima adotou a Política de Compliance. Por isso, os colaboradores da instituição devem conduzir suas atividades de acordo com a legislação vigente e observando os mais rigorosos padrões éticos e morais, não tolerando qualquer forma de discriminação, assédio, benefício próprio, corrupção ou suborno. Da mesma forma, sua diretoria está comprometida em conduzir suas atividades com estrito cumprimento das leis.
COMISSÕES
Dentro das suas atribuições, o Hospital Fátima possui uma série de comissões que asseguram a qualidade e as melhorias dos serviços prestados. São elas:
NOSSA GESTÃO
Gerenciar um Hospital exige o equilíbrio entre eficiência na gestão de despesas e investimentos constantes. O Hospital Nossa Senhora de Fátima, desde a sua fundação, trabalha em busca da racionalização de recursos, mas sem descuidar da segurança dos pacientes. Ao mesmo tempo, planeja e executa investimentos que buscam a cada dia melhorar a estrutura física e financeira da instituição.
Nos últimos anos isso não foi diferente. Mesmo com a pandemia da Covid-19, que afetou as finanças da instituição e reduziu o atendimento nos principais serviços, o Hospital seguiu no seu propósito.
E alinhado com o Planejamento Estratégico 2022-2026, já coloca em prática algumas das ações propostas. As mais imediatas são a reforma do Pronto-Socorro e a implantação do Cartão
Amigo do HF. As obras no Pronto-Socorro serão destinadas para uma recepção própria, separada da entrada social do hospital, a qual garantirá mais conforto para a população e para os profissionais que atuam na unidade. Já o Cartão Amigo do HF é uma forma de aproximação com a comunidade e também de capitalização de recursos, por meio de doações da população e empresas, recebendo
benefícios e descontos nos serviços hospitalares e rede coveniada.
A médio e longo prazo, a instituição planeja a expansão dos serviços com a construção de uma nova área para ampliar o atendimento no Pronto-Socorro e oferecer novas oportunidades para a população, com a instalação de salas de locação para laboratório, consultórios clínicos, farmácia e garagens. Dessa forma, o Hospital Fátima permite a criação de uma nova estrutura, liberando o espaço no prédio atual, visto o crescimento dos atendimentos, e angaria mais fontes de receitas por meio das salas locadas.
O Planejamento Estratégico é a forma mais segura de garantir melhorias na gestão e na assistência. Por isso, além dos pontos principais elencados, ele segue orientando a direção na manutenção dos investimentos, na atualização dos equipamentos já adquiridos, na otimização dos sistemas e na garantia da manutenção da infraestrutura atual.
Estratégico resultam numa gestão voltada para ofuturo e na entrega de mais saúde à comunidade.
HUMANIZAÇÃO ALIADA COM A TRADIÇÃO
Informativo
MELHORIAS E VALORIZAÇÃO DA ALA SUS
Uma das preocupações constantes do Hospital Nossa Senhora de Fátima é proporcionar humanização e atendimento de excelência para seus pacientes. E seguindo as diretrizes do Planeja mento Estratégico, a instituição está reestruturando a ala SUS, com a padronização dos quartos.
As obras iniciaram em 2021 com a colocação de rebaixe em gesso no corredor e nos 11 quartos, além da reforma em dois banheiros. Foram realizadas ainda troca de piso e pintura e os quartos foram equipados com ar-condicionado e camas elétricas, as quais proporcionam mais qualidade, conforto e segurança aos pacientes. “A ala SUS ficou no mesmo padrão da unidade 1 e unidade 2 de internação. Esta reforma vem ao encontro das ações propostas no Planejamento Estratégico.
Dessa forma, temos uma valorização no nosso espaço SUS”, diz a diretora administrativa, Andreia Francescatto Vignatti. Para o ano de 2022 está programado o término desta obra com a reforma de 9 banheiros e a substituição do piso por piso hospitalar nos quartos. Estas reformas foram possíveis devido a ajuda da comunidade e por recebimento de emenda parlamentar do dep. Federal Jerônimo Goergen. A reestruturação da ala SUS tem por objetivo padronizar todas as áreas da instituição para poder atender aos pacientes de forma igualitária. Atualmente, o Hospital Fátima disponibiliza 60% do atendimento SUS. Lembrando que todas as ações realizadas pela entidade seguem as orientações do Planejamento Estratégico. As ações para 2022 já foram estabelecidas.
PLACAS SOLARES REDUZEM EM 20% GASTOS COM ENERGIA
O cenário energético do Hospital se transformou com a instalação de placas solares, em maio de 2021. O projeto de eficiência energética, que integra o Programa CPFL e RGE nos Hospitais e que viabilizou a instalação de 171 placas solares no telhado da instituição, já apresenta excelentes resultados. As instalações geraram uma economia na conta de luz que chega a uma média de 20%, dependendo do mês.
A ação de Eficiência Energética beneficiou ainda a substituição de lâmpadas comuns por unidades com tecnologia LED em todas as dependências.
MAIS TECNOLOGIA PARA A COMUNIDADE
A comunidade regional foi beneficiada com mais uma melhoria no mês de novembro. Trata-se do novo aparelho de tomografia para o Centro de Diagnóstico Por Imagem (CDI). O Aquilion Lightning™, sistema de tomografia helicoidal de 16 canais da Canon para imagem corporal inteira, emprega tecnologia de ponta para otimizar o atendimento aos pacientes, além de ampliar a gama de exames oferecidos. Dessa forma, proporciona mais facilidade a população, já que esta não precisa mais se deslocar a Caxias do Sul para realização de determinados exames. A nova tomografia, que substitui a antiga que era de apenas um canal, possui características inovadoras que garantem imagens isotrópicas de alta qualidade. O sistema emprega tecnologias inovadoras de redução de dose da Canon e uma unidade de reconstrução rápida projetada para minimizar a dose de radiação e otimizar o tempo necessário para o diagnóstico, proporcionando muito mais segurança.
2020 UM ANO PARA NÃO ESQUECER
O ano de 2020 foi marcado pela pandemia da Covid-19 que preocupou a todos e afetou diretamente o sistema de saúde. Foi um ano cercado pela insegurança e pelo medo da doença. Porém, foi também o ano da solidariedade para o Hospital Nossa Senhora de Fátima. Fruto do sonho da comunidade florense que o construiu há 65 anos, a instituição novamente foi abraçada pela população no combate ao coronavírus. Ainda no mês de março, uma campanha emergencial, liderada pelo Centro Empresarial em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Consepro e Sindicatos Trabalhadores Agricultores Familiares, solicitou a doação da comunidade para auxiliar o Hospital Fátima no combate a Covid-19. Em 40 dias de ação, foram arrecadados R$ 567 mil, com doações de empresas e da comunidade. O valor foi utilizado na compra de equipamentos e materiais para munir à instituição. Outras entidades como Rotary Club, Lions e Leo Clube, Jeep Clube, Maçonaria, empresas privadas e população realizaram centenas de doações em alimentos, EPIs e dinheiro. As prefeituras de Flores da Cunha e Nova Pádua que apoiaram continuamente, sendo que Flores da Cunha investiu R$ 300 mil em equipamentos e EPIs e R$ 955,4 mil em honorários médicos Estadual, que entregou mais de oito mil unidades de EPIs, foram fundamentais para enfrentar o ano que passou. As emendas parlamentares para aquisição de equipamentos e custeio também foram imprescindíveis. É por isso que o Hospital Fátima agradece imensamente a todas as pessoas, empresas, entidades públicas e parlamentares que contribuíram e contribuem para a manutenção de sua estrutura. Covid, juntamente com o Governo
EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
Atento as evoluções tecnológicas e para melhorar seus processos, o Hospital Fátima implantou em 2020 0 sistema de gestão hospitalar Philips Tasy. O novo sistema já opera desde Maio do ano passado nas áreas administrativas e financeira, em fevereiro deste ano no Assistencial (Prontuário Eletrônico do Paciente), passando desta forma a ser utilizado pelos médicos e demais colaboradores. O tasy é um software mais completo do mercado em gestão hospitalar e tem por finalidade ajudar e disponibilizar soluções e procedimentos aos usuários, fornecendo maior segurança à instituição e aos pacientes. O seu sistema auxilia no gerenciamento dos processos de entrada no hospital, assim como nas funções de suporte. Ele contribui para que os prestadores de servições e operadoras de planos de saúde tenham maior integração e simplificação de processos, permitindo um controle efetivo de todos os fluxos de trabalho clínico e administrativo. Entre seus benefícios estão a agilidade, o aumento de produtividade, a facilidade em acessar as informações, maior controle no fluxo de caixa, redução de erros humanos, criação de métricas e segurança no armazenamento dos dados com o uso de banco eletrônico.