top of page

COMUNICADO DE ADEQUAÇÃO LGPD

Informativo 001/2022 LGPD

Programa de Segurança da Informação HNSF

Em atendimento aos requisitos da Lei 13.709 de Agosto de 2018

A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS

O Hospital Nossa Senhora de Fátima de Flores da Cunha - HNSF, preocupado com a segurança e tratamento adequado dos dados e das informações que trata e opera, iniciou no dia 25/08/2022, uma série de atividades que envolverão todos os seus processos, funcionários, corpo clínico e parceiros de negócios, para atendimento dos requisitos da Lei 13.709 de Agosto de 2018, Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

O desenvolvimento de um programa de segurança da informação tem como intuito avaliar, analisar mecanismos e destacar questões relevantes envolvendo a segurança da informação em toda organização. O avanço das tecnologias de comunicação e o grande volume de transferência de dados, especialmente os dados das pessoas físicas (dados sensíveis), deixou de ser apenas uma preocupação das áreas de tecnologia da informação das empresas, passando a ser uma preocupação corporativa. Paralelamente, cada vez mais as empresas detêm informações e precisam adotar princípios rigorosos e controles que garantam o tratamento, o sigilo, a confiabilidade, o uso para finalidade devida e a inviolabilidade destes dados e informações, trazendo essa preocupação no âmbito dos riscos operacionais, táticos e estratégicos.

Neste sentido, o HNSF iniciou um processo de elaboração de diversos documentos, destacando-se o Manual de Segurança da Informação, a Política de Segurança da Informação, os Data Mapping´s (Mapeamento de Dados) para acompanhamento dos fluxos das informações, diversos termos de sigilo e confidencialidade e termos de autorização de uso de dados, mapas de classificação de tipos de documentação, relatórios de incidentes, acordos de privacidade, dentre outros.

Você, funcionário, médico, fornecedor e parceiro de negócio do HNSF é parte fundamental para o sucesso deste projeto. Assim e em breve, você será envolvido em alguma atividade que irá abordar este tema, garantindo que as informações e os dados trocados sejam protegidos e utilizados de forma correta e adequada.

Encarregado pelo Tratamento de Dados

Conforme a Lei, o “Encarregado pelo Tratamento de Dados” é a pessoa nomeada pela empresa para tornar-se responsável pela segurança e proteção de dados e informações, e para monitorar processos e atividades de forma a garantir que os mesmos estejam em conformidade com regras internas e externas no que tange ao tratamento e compartilhamento de dados e informações, sejam eles de pacientes, clientes, parceiros, fornecedores ou funcionários.

Comitê de Segurança da Informação

O HNSF nomeou um Comitê de Segurança da Informação, multidisciplinar, formado por um grupo de colaboradores que tem por função participar, discutir, entender e deliberar de forma ágil e objetiva questões de Segurança da Informação e disseminar ações e práticas que aumentem a segurança das informações.

Para auxiliar nas ações, o HNSF contratou a EJRos Brasil, empresa com mais de 21 anos de experiência em projetos de GGC – Governança, Gestão e Compliance para orientar e conduzir este projeto. A nominação e divulgação do Encarregado pelo Tratamento de Dados e dos respectivos membros Comitê de Segurança da Informação serão divulgados em breve, após nominações formais.

bottom of page